O Chrome 85 substitui a planilha de compartilhamento, melhora a interface da área de trabalho e muito mais (download de APK)

8 de outubro de 2020 0 Por Daniel

Já se passou cerca de um mês desde que o Chrome 85 apareceu no Canal Beta, e agora o Google está começando a implementá-lo no ramo estável. Não há muitas mudanças facilmente visíveis, mas como diz o antigo tema dos Transformers, há mais do que aparenta.

Nova caixa de diálogo de compartilhamento

O Google começou a testar uma nova caixa de diálogo de compartilhamento no Chrome 84, mas está apenas começando a ser amplamente implementado com o lançamento do Chrome 85. Ele ainda não estava habilitado por padrão para mim, então tive que definir os dois tipos de chrome: // flags / # sharing-hub e chrome: // flags / # share-qr-code (cole aqueles na barra de endereço, clicar não funcionará) para ‘Ativado’ para obter a nova interface.

Depois de tocar na opção Compartilhar no menu flutuante (ou na barra de ferramentas), em vez da planilha de compartilhamento padrão do Android, você obtém um menu de rolagem horizontal com algumas opções específicas do Chrome exibidas na parte superior. Existem botões de início rápido para copiar o link atual, enviá-lo para outros navegadores Chrome em sua conta do Google, criar um código QR ou imprimir a página. Você também terá a opção de baixar a imagem QR ou digitalizar uma de outro dispositivo. Você pode escanear o código QR com qualquer aplicativo (incluindo a câmera padrão em muitos dispositivos Android), não apenas o Chrome.

Abaixo dos botões do Chrome estão os atalhos para alguns aplicativos comumente usados, seguidos por um botão ‘Mais’ que abre a página de compartilhamento padrão do Android. Fico feliz em ver que não terei que rolar horizontalmente por mais de 50 ícones no Chrome, como tenho que fazer no Google Fotos.

Mudanças na omnibox

Durante anos, o Google tentou ocultar URLs completos na barra de endereços do Chrome, resultado de algumas pesquisas que afirmam que as páginas de phishing não são tão eficazes quando apenas o domínio do site atual (por exemplo, google.com, androidpolice.com) é mostrado. O Chrome 85 inclui dois novos sinalizadores de recursos que ocultam o caminho completo do URL, mas eles estão sendo testados apenas em plataformas de desktop por enquanto.